Blog

Confira as atualizações do mercado

Repúblicas: Como funcionam e quais suas vantagens e desvantagens?

Especialmente para estudantes que mudaram de cidade, estado ou até mesmo de país para ingressarem na universidade, as famosas repúblicas estudantis mostram-se opções super viáveis, práticas e econômicas. 

No entanto, esse tipo de moradia, assim como qualquer outro, apresenta lá seus pontos positivos e seus pontos negativos que devem ser levados em consideração antes de você tomar a decisão de morar ou não em uma república. 

Mas e aí, você sabe como funciona uma república? E quais as vantagens e desvantagens de se morar em uma? Continue a leitura que vamos te explicar! 

Mas afinal, como funcionam as repúblicas?

Explicando de maneira bem resumida, as repúblicas são moradias localizadas próximas das universidades e pensadas para abrigarem vários estudantes.

A convivência no ambiente das repúblicas gira em torno do conceito de comunidade e colaboração. Nessas moradias, as tarefas de casa e despesas são divididas de forma que não pese muito no bolso de uma pessoa só ou que não sobrecarregue ninguém. 

Dessa forma, com essa divisão de responsabilidades, tudo fica mais fácil (e mais barato!) para os moradores. No entanto, existem alguns pontos prós e contras que devem ser considerados para tomar a decisão de morar em uma república.

Vantagens de morar em uma república

  • Economia: Como já foi citado, um dos principais pontos positivos de se morar em uma república é o baixo custo que essas moradias apresentam. Justamente por funcionar de forma “comunitária”, você não precisaria, por exemplo, assumir sozinho todas as despesas que uma casa exige, como conta de luz, conta de água e compras da semana. Todos os gastos são repartidos. 
  • Forma de conhecer novas pessoas: Quando você vai morar em um local longe de sua cidade natal, o processo de conhecer pessoas novas e fazer amizades pode ser um tanto quanto difícil. Ao morar em uma república, você estará convivendo com pessoas de gostos, experiências e culturas diferentes da sua. 
  • Você sempre terá pessoas para interagir e estudar: Vamos combinar: ir para longe da família e dos antigos amigos não é fácil. Morando sozinho, você normalmente só teria companhia durante o período das aulas. Estando em uma república, você sempre terá pessoas disponíveis para conversar e estudar. 

Desvantagens de morar em uma república

  • Privacidade: Se você for uma daquelas pessoas que prezam pela privacidade acima de tudo, talvez encontre certa dificuldade ao morar em uma república. Pelo fato dos ambientes (quartos, salas, etc) serem compartilhados, aquele momento só seu não acontecerá com tanta frequência. 
  • Eventos frequentes: Leve em consideração que uma república concentra um número considerável de jovens em um único espaço. E pessoas mais novas geralmente gostam de uma farra. Dessa forma, mesmo que você não curta eventos e festas e prefere o sossego, terá que aceitar as celebrações de seus companheiros. 
  • Problemas com organização: Mesmo com as regras referentes à organização que quase todas as repúblicas têm, algumas pessoas não possuem o conceito de limpeza muito bem desenvolvido. Portanto, estudantes que gostam de tudo organizado e no lugar podem sofrer com a desorganização de terceiros. 

Lembre-se: os anos da universidade serão muito importantes para a sua vida. Com isso escolher bem o local que vai passar esse período é essencial para que essa experiência ocorra da melhor forma possível. 

O segredo é analisar os prós e contras de morar em uma república, considerando a sua personalidade no momento e seus gostos gerais, para tomar a decisão final.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments