Blog

Confira as atualizações do mercado

República: o que você deve saber antes de montar uma.

As repúblicas são elementos fundamentais no universo universitário. Importantes especialmente para facilitar a vida de estudantes que moram em outras cidades (ou até em outros países) durante essa fase tão importante da vida, essas moradias são ótimas maneiras de gerar experiências e convívios sociais inesquecíveis. 

No entanto, antes de tomar a frente e efetivamente montar sua república, existem alguns detalhes super importantes que você deve saber. Detalhes que te ajudarão a criar um ambiente perfeito para jovens recém saídos de casa. 

Nesse artigo, vamos te dizer o que você precisa saber para montar a sua própria república para estudantes. 

Ache um local ideal para a república

O primeiro passo é ter o feeling de encontrar o local certo que possua as condições de abrigar a sua república.

 Não tem segredo: aqui, a tarefa será realizar uma pesquisa sobre locais próximos da faculdade que apresentem um preço dentro do seu orçamento para alugar. 

Se aventurar nesse ramo e assumir um contrato de aluguel no escuro, entretanto, pode ser uma questão perigosa se você não possuir experiência no assunto. Portanto, de preferência, conte com uma imobiliária para ajudar na escolha do imóvel ideal.

Estabeleça regras

Definir as regras que estarão presentes na sua república é essencial para evitar eventuais dores de cabeça para você, para os residentes e para os vizinhos.

Quando muitas pessoas moram juntas, é normal que haja certo atrito e choques de personalidade. Logo, estabelecer limite entre os moradores é uma forma de garantir o bom convívio e a harmonia no ambiente. 

Regras referentes ao silêncio a partir de determinada hora e à divisão de tarefas não podem faltar. Deixe-as bem claras e especificadas desde o início da estadia de cada estudante.

Separe tarefas

Em um ambiente coletivo, é imprescindível que exista um senso de colaboração e comunidade entre os moradores. 

Todos devem contribuir para o perfeito funcionamento da casa. Dessa forma, procure definir padrões de tarefas entre cada morador de forma que ninguém fique sobrecarregado.

Coloque, por exemplo, uma pessoa responsável pela organização das contas. Encarregue outras da limpeza e organização, etc. Fazer rodízios entre as tarefas também é uma boa pedida. 

Atenção com as compras

A organização das compras semanais realizadas na república, se não for bem definida, pode gerar alguns conflitos. 

Dessa forma, é preferível que cada pessoa se responsabilize pelos próprios objetos e comida, identificando as embalagens ao guardar no armário ou geladeira. 

Para itens de uso, a lógica da divisão também se aplica. Alternar quem vai comprar o quê de forma semanal ou mensal pode ajudar.

Comunicação é essencial

Conviver com outras pessoas significa ter a necessidade de saber lidar com os mais diversos tipos de personalidade. 

Considere que cada morador possui uma criação diferente. Logo, ter tato para se comunicar é uma das chaves para as engrenagens da república girarem. 

Evite se exaltar. Prefira resolver os problemas na conversa de maneira calma e fluida sempre que possível. Dessa forma, com certeza o ambiente será mais leve. 

É sempre importante ter em mente que uma república abriga uma pluralidade grande de pessoas. Entender esse ponto de antemão fará com que a sua república seja um sucesso.

E necessitando de um suporte especializado para esse processo, conte com a experiência de mercado da Nilson Imóveis!


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments