Mobiliar apartamento pequeno: como fazer?
Imóveis mais compactos e reduzidos são verdadeiras tendências no mercado imobiliário, especialmente durante os últimos anos. Sinônimos de praticidade e economia, esses ambientes podem ser uma mão na roda para você.
No entanto, por serem apartamentos pequenos, algumas adaptações devem ser feitas considerando o tamanho do local. Adaptações essas que considerem a ergonomia, a funcionalidade e o conforto do imóvel. E um ponto essencial para decorar um apartamento pequeno é: escolher os móveis certos!
Nesse artigo, vamos te mostrar as melhores opções para mobiliar o seu apartamento pequeno da melhor forma!
Móveis Multifuncionais são seus melhores amigos!
Não tem jeito: se você mora em um apartamento sem tanto espaço, certamente terá que usar alguns móveis que desempenham duas (ou mais!) funções de uma só vez. E isso é ótimo!
Em uma casa pequena, seu objetivo deve ser aproveitar todos os espaços que conseguir. E os móveis multifuncionais cairão como uma luva para a conclusão dessa meta.
Banquinhos que funcionam como mesa lateral, sofá-cama e estantes com painéis de tv giratórios são apenas alguns bons exemplos de móveis multifuncionais que podem ser extremamente úteis para você!
Aposte em mobílias planejadas
Esse é um investimento que, se estiver dentro de suas possibilidades financeiras, você precisa fazer! Móveis planejados sempre funcionam muito bem em espaços pequenos.
E a importância dos móveis planejados é bem clara: eles serão feitos sob medida para o ambiente em que você vive. Nem muito grandes, nem muito pequenos. Serão móveis do tamanho ideal.
Dentro dessa possibilidade, você pode encomendar desde prateleiras de madeira e armários até cozinhas completas. Basta avaliar o que melhor se aplica no ambiente!
Use (com cuidado) os espelhos!
Que tal levar uma sensação de mais espaço para o seu apartamento? Uma boa ideia, não é? E se te contarmos que você consegue fazer isso usando estrategicamente os espelhos?
Os espelhos são objetos que, se organizados de maneira correta, podem levar aquela sensação de amplitude maior para o ambiente. Além disso, eles também contribuem para clarear mais locais mais escuros.
No entanto, vá com calma! Exagerar na quantidade de espelhos na casa pode causar um aspecto de desorganização. E isso é o oposto do que desejamos, certo? Portanto, use só o necessário, colocando-os em posições estratégicas, como corredores e ao lado de plantas, veja ele como um objeto decorativo que suas percepções mudarão.
Por fim, desapegue!
Por último mas não menos importante, você precisará desapegar daqueles móveis que não apresentam mais funcionalidades reais e apenas ocupam espaço.
Lembre-se: quanto mais otimizar espaço, melhor será para seu apartamento pequeno. E amontoar móveis que, por exemplo, desempenham a mesma função, pode ser um erro.
Usando um exemplo prático, digamos que você tem um sofá e uma poltrona para a sua sala. Se o sofá já se mostra útil em sua função, qual a necessidade de poltrona? Não pense duas vezes. Desapegue!
Adotando essas simples dicas, tenha certeza de que o seu apartamento ficará muito mais organizado e bonito. O segredo principal aqui é usar o tamanho reduzido ao seu favor, lembre-se: menos é mais! Se adapte com as opções certas que funcionem no espaço e seu cantinho ficará impecável!