Blog

Confira as atualizações do mercado

Infiltração: Como resolver esse problema?

Seja em casas, apartamentos ou salas comerciais, um ponto é comum: as infiltrações são sempre problemas que nos enchem de dor de cabeça e ninguém quer enfrentar, não é verdade? 

Acometendo principalmente áreas mais úmidas como os banheiros e cozinhas, a infiltração pode vir acompanhada de mofos na parede, pinturas descascadas e revestimentos estourados. Um verdadeiro pesadelo. 

Mas, como estamos aqui para te ajudar, listamos nesse artigo como evitar essa dor de cabeça com a infiltração!

O que é uma infiltração?

De maneira resumida, a infiltração consiste basicamente no processo em que uma quantidade de água, podendo ser resultante de chuvas ou vazamentos, se alastra pelo interior do imóvel, trazendo diversos prejuízos.

Existem dois tipos principais de infiltrações. As internas, provenientes do próprio ambiente por meio de canos, tubulações, etc. Ou externas, que podem ser ocasionadas por chuvas ou pela umidade do solo. 

Além de manchar as paredes da casa, as infiltrações causam desde os problemas simples como o mofo e o bolor até os mais sérios, vide danos na estrutura do local. Por conta disso, é muito importante que você resolva esse problema assim que ele for descoberto.

Como prevenir infiltrações?

Aquela velha máxima se aplica perfeitamente aqui para esse caso: é melhor prevenir do que remediar, não concorda? Pensando nisso, alguns passos devem ser tomados para evitar passar por essa situação. 

O passo mais importante a ser tomado nessa prevenção é realizar uma impermeabilização no imóvel, de preferência ainda durante o processo de obras iniciais do local em questão. Existem vários produtos disponíveis no mercado que irão te auxiliar nessa missão.

Usar silicones nas extremidades de janelas, por exemplo, também é uma forma relativamente simples e eficiente de afastar as possibilidades de uma eventual infiltração na sua casa.

Como resolver a infiltração?

O ponto inicial aqui é descobrir qual a origem da infiltração. Procure saber se a água está vindo de algum encanamento quebrado, de telha, da umidade do solo, etc. Ao realizar essa análise, você terá uma base maior para resolver os diferentes tipos de infiltração, que geralmente são:

  • Por telhas: Nesse caso, você deve revisar seu telhado, observando possíveis telhas quebradas. Se elas existirem, realize a troca, colocando uma nova telha no lugar da danificada. 
  • Por lajes e coberturas: Aqui, é de extrema importância que você remova o revestimento da cobertura. Ao final do processo, realize uma impermeabilização. 
  • Pelo solo: Em casos de infiltração pela umidade do solo, o melhor a ser feito também é realizar uma impermeabilização e drenagem do local. 
  • Pela parede: Na infiltração pela parede, caso você não tenha realizado a impermeabilização na obra, o mais recomendado é retirar a pintura, selar devidamente todas as fissuras existentes, colocar aditivos impermeabilizantes no chapisco, refazer o reboco e, por fim, pintar novamente. 

A grande palavra de ordem para afastar de uma vez por todas os estresses causados pelas infiltrações é “prevenção”. O ponto mais importante é agir rápido assim que notar os primeiros indícios de infiltração na sua casa.

Lembre-se: não esperar o problema se alastrar para tomar as precauções necessárias é essencial para evitar eventuais dores de cabeça. Proatividade sempre!


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments