3 dicas de como evitar problemas morando em república universitária
3 dicas de como evitar problemas morando em república universitária
Há quem compare a vida em república a um casamento. Realmente, dividir a moradia com outras pessoas, contas e diversas situações do cotidiano pode ser quase que comparado a uma união estável. Em muitos casos, além de dividir os espaços em comum, os moradores de república ainda dividem os quartos, o que torna ainda mais estreita a relação entre os companheiros de casa.
E, como todo o casamento (rs), morar em república também tem lá os seus problemas. O estudante passa a ser o responsável por sua vida e por todas as ações que a rodeiam. Não mais terá seus pais para arcar e para solucionar coisas simples do dia-a-dia.
A vida de um universitário não é fácil. Estudos, provas, seminários, estágio, artigos, projetos de extensão e outras muitas coisas integram a vida acadêmica de um docente. Além disso, ter que lidar com problemas simples como: Trocar a resistência do chuveiro, ou pensar em lavar as roupas, podem se tornar um pouco estressantes.
Diante disso, a Nilson Imóveis preparou algumas atitudes que podem ser adotadas em sua república para evitar ao máximo situações desnecessárias e estressantes para todos os moradores. Os republicanos devem prezar sempre pela harmonia e a paz no lar para que assim “o casamento” perdure por durante toda a universidade.
Diálogo
Sabe aquela frase bem típica de mãe “você não é todo mundo”? Então, esta pode ser aplicável à convivência em república. Nenhum dos moradores são iguais. Todos são criados de uma forma de diferente e possuem gostos e opções variadas para diversas coisas. E, para evitar desavenças e para entender melhor sobre tudo e todos, nada melhor do que o diálogo.
Mostre-se aberto aos seus companheiros e tente expor claramente o que você gosta e também o que te incomoda no comportamento alheio. Aquela velha atitude de jogar a poeira para debaixo do tapete pode ocasionar problemas ainda maiores que claramente poderiam ser evitados.
Companheirismo
É importante o estudante pensar que não só está dividindo espaços em comum, mas também a vida. Assim como em uma união estável entre qualquer pessoa, a vida em república pode ser mais harmônica a partir de atitudes simples do dia-a-dia.
Fornecer um remédio para o seu vizinho de quarto quando ele estiver doente, acompanhá-lo em alguma consulta médica ou até mesmo juntar as moedinhas para comprar algo gostoso para o almoço de domingo, faz toda a diferença na convivência diária.
Agilidade
Coisas que antes seus pais resolviam agora passa a ser de responsabilidade da república! É necessário que todos os moradores se organizem para que a casa mantenha a integridade. Uma dica da Nilson Imóveis é em relação às contas mensais. Durante todos os meses uma pessoa pode ficar responsável por recolher o dinheiro dos moradores e realizar o pagamento de todas as contas. Sempre em dias para evitar juros, né galera!
Uma outra dica está em sempre ter um caderno ou uma planilha com possíveis telefones úteis anotados como a do disk gás ou de um marido de aluguel, por exemplo.
Foi aprovado na Universidade Federal de Lavras, Fadminas, Fagammon ou no Unilavras e precisa de um imóvel para sua república?
Fale agora mesmo com a Nilson Imóveis! Temos o melhor catálogo de casas e apartamentos da cidade e sempre próximo de todas as faculdades.