Blog

Confira as atualizações do mercado

Mora em república e quer morar sozinho? Veja nossas 5 dicas para você conseguir isso

Apesar de ser uma ótima alternativa de moradia para estudantes, as repúblicas não representam uma unanimidade na escolha. Muitos estudantes optam pela moradia coletiva pelo fato de ser mais econômica. Porém, é normal, por exemplo, você não se adaptar com a rotina compartilhada e com a falta de privacidade de uma república. 

Mas a pergunta que fica é: no momento em que você decide deixar a república para morar sozinho, quais são os pontos essenciais que você deve prestar atenção para que essa mudança ocorra sem apertos? 

Nesse artigo, te indicaremos 5 dicas preciosas para sair da república e morar sozinho sem sustos! 

Organize seus gastos fixos

Sem dúvida nenhuma, quando você opta por morar sozinho, organização é a palavra-chave para evitar perrengues. 

Considerando esse fator, busque colocar na ponta do lápis todas as suas despesas fixas. Preço do aluguel, luz, internet, compras do mês, etc. Caso algo fuja do orçamento disponível, procure opções mais baratas.

Com a informação total referente ao valor fixo que você gastará morando sozinho em mãos, será muito mais fácil organizar sua vida financeira. 

Aprenda a realizar tarefas domésticas

Especialmente quando você sai de uma república, ambiente onde as tarefas costumam ser compartilhadas entre os moradores, talvez você sinta uma certa dificuldade em realizar alguns afazeres sozinho. 

Portanto, esse é o momento certo de aprender. Caso você não saiba cozinhar ou lavar suas roupas, busque informações e se habituar com essas atividades praticando. 

Lembre-se: fazer suas tarefas domésticas de forma independente é uma redução de custo, visto que você não precisará gastar com comida em delivery diariamente ou com uma doméstica. Faça você mesmo! 

Opte por trabalho freelancer

Sabemos que, durante o período da faculdade, tempo e dinheiro são dois pilares extremamente importantes na vida de um estudante. E geralmente, conciliar trabalho com os horários dedicados aos estudos é uma tarefa árdua.

O trabalho Freelancer é uma saída perfeita para esse embate de ‘tempo versus dinheiro’. Pelo fato de existir uma maior maleabilidade de horários, é você que constrói seu cronograma. 

Portanto, atuando como trabalhador Freelancer nesses anos de universidade, você conseguirá não apenas dinheiro para bancar os custos de uma vida morando sozinho, como também poderá adequar o trabalho com o quadro de horário da faculdade.

Tenha uma reserva financeira

Nós nunca sabemos quando podemos encontrar alguma emergência inesperada no nosso caminho. Acidentes acontecem e você deve estar preparado para eles. 

Para evitar ser pego desprevenido, é recomendado que você junte uma quantia de dinheiro reservada especificamente para casos de urgência. 

Todo mês, retire um pequeno quantia do valor de seu salário (que não te fará muita falta) para agregar no montante emergencial.

Pague as contas em dia

Por último mas não menos importante, preste bastante atenção com a data de vencimento de suas contas. 

Na república, geralmente existe uma pessoa que fica a cargo das contas. Se você não foi essa pessoa, essa rotina de pagamentos merece mais atenção quando for morar sozinho. Coloque alarmes e lembretes no celular para te ajudarem a lembrar dos vencimentos. 

Morar sozinho no período da faculdade é uma decisão e tanto na vida de qualquer universitário. Tomando alguns cuidados e, principalmente se planejando bem financeiramente, essa mudança da república para um apartamento individual ocorrerá sem maiores preocupações. 

Mas e aí, quer uma empresa especializada no ramo de imóveis para te auxiliar na hora de escolher sua próxima moradia? Entre em contato com a Nilson Imóveis! 





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments