Reajuste de aluguel: Como funciona?
Para quem possui uma certa familiaridade com transações imobiliárias, o conceito de reajuste de aluguel já é bem conhecido. Entretanto, para pessoas que acabaram de chegar no mundo dos aluguéis, esse termo pode assustar um pouco e criar inúmeras dúvidas e questionamentos.
Mas calma! O reajuste de aluguel não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, esse reajuste consiste basicamente em um novo cálculo do valor do aluguel que acontece, geralmente, anualmente. Como locatário, é importante que você entenda como esse cálculo funciona e quais os requisitos que norteiam esse ajuste.
Para te ajudar, separamos nesse post algumas informações essenciais sobre o reajuste de aluguel que você precisa saber!
Como funciona o reajuste de aluguel?
Primeiro de tudo, devemos compreender que o reajuste de aluguel é um processo que geralmente ocorre a cada aniversário do contrato de locação, ou seja, todo ano há um novo ajuste de valor.
E esse novo ajuste feito ano após ano é baseado no Índice Geral de Preços Mercado (ou IGP-M), vinculado pela Fundação Getúlio Vargas. Esse índice é a base para você compreender o reajuste do aluguel.
Qual a relação do IGP-M com o reajuste de aluguel?
Em uma transação imobiliária, é vital que seja definida de forma oficial a maneira na qual o reajuste será realizado. Essa definição é determinante para evitar que qualquer um dos lados (locador ou locatário) seja lesado durante o processo ou que seja cobrado um valor de reajuste injusto e fora dos padrões. E é nessa regularização que encontra-se o papel do IGP-M.
De forma geral, as imobiliárias que se responsabilizam pela elaboração dos contratos. E são nos contratos que estão presentes as cláusulas que definem as especificidades referentes aos valores do reajuste. Quando o negócio é fechado sem o intermédio de uma imobiliária, o reajuste deve ser acordado de forma clara entre as duas partes envolvidas.
E é importante frisar que, ao final do contrato, o proprietário tem direito de aumentar o valor total do aluguel. Nesse caso, cabe ao locatário, se quiser, tentar negociar um preço que atenda suas condições no momento.
Como o reajuste do aluguel deve ser calculado?
Apesar de não ser possível determinar com exatidão qual o valor que o preço do aluguel terá com o reajuste, conseguimos chegar em um número aproximado apenas com um cálculo básico.
Antes de qualquer coisa, você deve saber o valor que o IGP-M fechou no dia de aniversário do contrato (ou seja, o preço acumulado referente aos 12 meses anteriores). Como próximo passo, é necessário multiplicar o valor do aluguel com o percentual do reajuste.
Usando exemplos práticos, vamos imaginar o seguinte cenário: o total do aluguel é R$ 2 mil reais e o IGP-M do mês fechou em 6,52. Neste caso, basta fazer a conta 2.000,00 X 1,0652. O resultado, 2.130,40, é o valor aproximado do reajuste para os próximos meses.
Entender o que significa o reajuste de aluguel dentro dos trâmites imobiliários é uma garantia de que seu negócio ocorrerá sem sustos ou surpresas com o aumento no valor do imóvel.
E caso você seja novo nesse mundo de aluguéis e sente a necessidade de uma empresa especializada no ramo imobiliário para te acompanhar, entre em contato com a Nilson Imóveis. Temos a experiência ideal para te ajudar nesse momento tão importante.