4 dicas para você iniciar uma horta em apartamento
Uma hortinha em casa é tudo de bom! Além de economizar um ótimo dinheiro com temperos comprados em supermercado, plantar, cuidar e colher da sua própria horta é terapêutico.
E não pense que só consegue cultivar plantas em locais com bastante espaço. Até mesmo em ambientes menores como apartamentos é super possível.
Você mora em apartamento, quer começar a plantar e não sabe como? Continue lendo o artigo que separamos 4 dicas para você fazer a sua horta em casa!
Encontre o local ideal
O primeiro e super importante passo para você começar a cultivar a sua horta é escolher um local apropriado. O ideal é aquele lugarzinho bem iluminado e que receba luz solar. Espaços próximos de janelas costumam ser ótimos para isso.
Caso o seu apartamento seja pequeno e não tenha muita iluminação disponível, opte por plantas que não precisam de muita luz para sobreviver. Orégano, alface, salsinha e erva-cidreira são boas pedidas.
Uma boa dica também é pendurar sua horta na parede com estruturas verticais. É uma ótima maneira de aproveitar e economizar os espaços da sua casa.
Escolha o que plantar
É sempre bom lembrar que temperos e ervas aromáticas são definitivamente as plantas ideais para você cultivar no seu apartamento.
Procure dar preferência aos temperos que você de fato vá usar no preparo de suas refeições, como cebolinha, pimenta e alecrim. Afinal, aquela sensação de estar comendo uma comida com o tempero que você mesmo plantou é maravilhosa, não é?
Além das ervas aromáticas, frutas de pequeno porte como morango, tomate-cereja e amoras também podem ser plantadas.
Separe o material que será usado
Antes de literalmente colocar a mão na massa, verifique se você tem os objetos necessários para a criação e manutenção da sua horta.
Pense em argila expandida, vasos (com furos na parte inferior), jardineiras e outros materiais que te ajudem no plantio.
Uma dica muito importante é, caso a sua horta seja vertical, não usar vasos de cerâmica. Por serem mais pesados, podem cair e destruir o que você plantou. Não é isso que queremos, certo?
Mantenha os cuidados corretos
Ok, você já achou o lugar perfeito e bem iluminado para cuidar da sua horta, escolheu bem o que plantar e separou todos os materiais necessários. Agora chega aquela hora de plantar e cuidar!
Existem dois fatores essenciais para você manter a sua horta: a adubação e a irrigação. Para regar, mantenha uma rotina diária. A terra precisa estar sempre úmida, então preste atenção nesse ponto.
E a adubação é indispensável por dar para as plantas os nutrientes que elas precisam para um crescimento saudável. O ideal é adubar a terra de 15 em 15 dias. E lembre-se também que o solo precisa de matéria orgânica seca para manter a umidade.
Viu como é possível e extremamente simples ter uma horta no seu próprio apartamento? Realizando todos os procedimentos necessários e cultivando suas hortaliças com carinho, amor e dedicação, cuidar das plantas que você mesmo plantou será uma experiência incrível!